Histórico

O Coletivo Transitório de teatro de rua surgiu na capital de São Paulo, em outubro de 2011, a partir do encontro de jovens interessadas/os na promoção de protagonismo social por meio da vivência artística.

A partir de uma formação com base em teatro do oprimido e vivências artísticas para a rua, essas/es jovens se reuniram formando o coletivo teatral com o objetivo de desenvolver uma pesquisa de campo nas comunidades, de modo a ser instaurada uma dramaturgia para futura representação, sobretudo nos próprios espaços das comunidades pesquisadas.

A escolha pela representação nas ruas decorre do fato da utilização do espaço público a fim de se estar mais visível aos moradoras/es e transeuntes das próprias regiões, pretendendo ser presente nos locais onde tais cidadãs/cidadãos se encontram. 

Com o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, ProAC Primeiras obras de artes cênicas, o coletivo trabalhou durante o ano de 2012 no projeto Pisando na lama-teatro ambulante nas comunidades.  O trabalho resultou na criação da peça Minha vida tá bacana?, em temporada por periferias de São Paulo nos meses de agosto e setembro.

Atualmente o grupo trabalha em um novo processo chamado Experimentos, com o núcleo central do coletivo, além de iniciar, em maio de 2013, o Núcleo 2, formado por jovens da região de São Miguel Paulista, em um processo de adaptação e encenação de A exceção e a regra, de Bertolt Brecht, para as ruas e praças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário